Hoje temos: Clássico e Rock e uma resposta

A vida de Tolkien [Parte CXXX]:

Olá galera, estou de volta. Desta vez, voltaremos toda nossa atenção para Gimli. Acharemos o motivo de sua relutância em visitar uma floresta, mesmo após Legolas ter ido a uma caverna. Nosso objetivo com os anões será concluído.

Desde que vimos a cena de Gimli relutante em ir à Fangorn, já se passou muito tempo. Antes de seguirmos em frente, revisitaremos todo o caminho dos personagens até a tal cena.

Abaixo temos a cena da promessa feita por Legolas.

— Estas são as árvores mais estranhas que já vi — disse ele —, e eu já vi inúmeros carvalhos crescerem desde plantinhas até a idade em que apodrecem. Gostaria que houvesse tempo agora para caminharmos no meio delas: ouço suas vozes, e com o tempo poderia entender seus pensamentos. — Não, não! — disse Gimli. — Vamos deixá-las! Já adivinho o que pensam: odeiam todos os que andam sobre duas pernas, e falam em sufocar e esmagar. — Não todos os que andam sobre duas pernas — disse Legolas. — Nesse ponto, acho que está errado. São os orcs que elas odeiam. Pois elas não pertencem a este lugar e sabem pouco sobre homens e elfos. Distantes ficam os vales onde brotaram. Os vales profundos de Fangorn, Gimli; é de lá que elas vêm, julgo eu. — Então é a floresta mais perigosa da Terra-média — disse Gimli. Devo ficar agradecido pela parte que desempenharam, mas não as amo. Você pode considerá-las maravilhosas, mas já vi maravilha maior nesta terra, mais bela que qualquer bosque ou clareira que já surgiu: meu coração ainda está repleto dela. — Estranhas são as maneiras dos homens, Legolas! Aqui eles têm umas das maravilhas do Mundo do Norte, e o que falam dela? Cavernas, dize m eles! Cavernas para se refugiarem em tempo de guerra, para armazenar forragem. Meu bom Legolas, você sabia que as cavernas do Abismo de Helm são vastas e belas? Haveria uma interminável peregrinação de anões, apenas para apreciá-las, se fossem conhecidas. Na verdade, pagariam com ouro puro por uma olhadela! — E eu daria ouro para não ter de visitá-las! — disse Legolas -, e pagaria o dobro para sair, se me perdesse lá dentro!

 — Você me comove, Gimli — disse Legolas. — Nunca o vi falando dessa

maneira antes. Quase faz com que eu sinta pesar por não ter visto aquelas cavernas. Vamos!

Vamos combinar o seguinte — se nós dois retornarmos a salvo dos perigos que nos aguardam,

vamos viajar juntos por um tempo. Você vai visitar Fangorn comigo, e então eu vou com você ver o Abismo de Helm.

A seguir temos o pagamento da tal promessa.

Quando os convidados estavam prontos, beberam a taça de partida, e com muitos gestos de elogio e gestos de amizade partiram, chegando finalmente ao Abismo de Helm, onde descansaram por dois dias. Então Legolas pagou a promessa que fizera a Gimli, e ambos foram até as Cavernas Cintilantes; quando voltaram o elfo ficou em silêncio, dizendo apenas que Gimli era o único que podia encontrar palavras adequadas para descrevê-las.

Abaixo temos um Gimli relutante em ir a Fangorn.

— Venha, Gimli – disse Legolas. — Agora, com a permissão de Fangorn,

visitarei os recônditos da Floresta Ent e verei árvores que não existem em

nenhum outro lugar da Terra-média. Você virá comigo, mantendo a sua palavra;

e assim viajaremos juntos para nossas próprias terras, na Floresta das Trevas e

mais além. — Com isso Gimli concordou, embora sem muita satisfação, ao que

pareceu.

Já relembramos a longa caminhada dos personagens, por isso estamos prontos para seguir a diante. Já somos capazes de formular uma ideia legal sobre esse tema.

Após todo nosso aprendizado sobre os anões, afirmamos com certa categoria que a relutância de Gimli em ir à Fangorn tem a ver com sua personalidade turrona. Ao longo da história da Terra Média, anões e elfos foram amigos. Logo não era algo impossível de acontecer. Com sua graça e poder, Galadriel rompeu a teimosia de Gimli de uma vez por todas. Legolas, o melhor amigo do anão, não foi capaz de ultrapassar essa barreira completamente, por quê?

Pensei em inúmeras possibilidades para responder a pergunta acima, porém achei todas inadequadas. Por isso tenho quase certeza que o motivo é somente a teimosia de Gimli mesmo. Mas estou aberta a opiniões. Não sou especialista. Não tenho uma opinião fechada sobre o assunto.

Com esta imensa pulga atrás da orelha, deixo vocês. Estudarei nosso próximo tema. Até daqui a quinze dias, galera.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s