Hoje temos: Clássico e Rock e uma polêmica na obra do Professor

A vida de Tolkien [Parte CXXXIII]:

Olá galera, simbora para Terra-Média? Temos um assunto espinhoso para tratar lá. Conheceremos melhor os Haradrim.

Já sabemos que eles também têm sangue numenoriano nas veias. Ao contrário do povo de Númenor, eles são vilões. Estão do lado de Sauron. No entanto não é uma vilania gratuita. Há um motivo para serem assim. Vocês sabem qual é?

Como é mostrado na série Anéis do Poder, os númenorianos saíram de sua terra natal para ajudar os homens da Terra-Média. No entanto, a intenção deles não era só ajudar militarmente. Por isso traziam consigo alguns presentes para distribuir entre os locais. Desse jeito, faziam amizade com eles. Um outro modo dos numenorianos fazerem amizade era passando adiante seus conhecimentos. Mas a proximidade de Mordor começou a pesar para eles. O mal começou a dominar seus corações. Com o tempo, a amizade dos locais passou a ser insuficiente. Queriam mais. Então, passaram a agir como colonizadores. Era o melhor para Númenor. Ficava cada vez mais poderosa.

 Esse motivo me leva a crer que a obra do Professor retrata apenas o racismo estrutural dos povos europeus. Mostra brancos dominando negros. Dessa forma, não podemos chamar Tolkien de racista. Voltaremos a esse assunto no próximo episódio. Ele merece mais esclarecimentos. Até lá, galera.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s